SOBRE

PESQUISA

Renormalização

Essa linha de pesquisa consiste em estudar alterações nos parâmetros livres de uma dada teoria, quando levamos em conta os efeitos quânticos gerados pelas interações. Isso, em linhas gerais, ocorre tanto em TQC quanto em FMC. Por outro lado, em materiais bidimensionais medidas experimentais sobre renormalização da velocidade de Fermi e da lacuna de energia tem sido constantemente reportadas. Nossa principal contribuição nessa linha tem sido a descrição da renormalização da lacuna de energia em função da densidade de portadores de carga, usando a Pseudo eletrodinâmica quântica.

Efeitos de Cavidade

Essa linha de pesquisa consiste no estudo de efeitos de cavidade na PQED. Tal situação pode ser simulada através da proximidade de uma ou duas placas condutoras na vizinhança do sistema bidimensional, o que normalmente é necessário para se extrair dados experimentais, em especial, pela necessidade do uso de um substrato. Nossas contribuições nessa linha se dividem tanto com relação a inibição da renormalização da velocidade de Fermi quanto em efeitos sobre a renormalização da lacuna de energia.

Quebra dinâmica de Simetria

Essa linha de pesquisa consiste em estudar o surgimento de novos estados quânticos da matéria, através da investigação das transições que separam as fases simétricas e não simétricas de um dado sistema. Nossa principal contribuição nessa linha de pesquisa tem sido a observação do efeito Hall quântico de vale no grafeno, gerado por efeito das interações eletromagnéticas. Para além dessa aplicação, temos investigado a possibilidade da geração de supercondutividade em sistemas com duas lacunas de energia do tipo BCS.

NOSSA LOGO

A logo apresentada (composta por Ygor Pará, então aluno de mestrado do grupo) é composta por seis folhas verdes que convergem para formar um hexágono central. Este formato hexagonal, além de remeter a estruturas naturais e artificiais, também se conecta simbolicamente à Amazônia, representando a interconectividade e a complexidade dos sistemas naturais. A convergência das folhas no centro reflete a interação, um conceito central na Teoria Quântica de Campos.

A Teoria Quântica de Campos é uma das bases da física, descrevendo as interações fundamentais da natureza de forma profunda e sistemática. Da mesma forma, a logo sugere a harmonia entre diferentes forças e elementos, ecoando a interdependência que caracteriza tanto a Amazônia quanto os campos quânticos. A simetria e o equilíbrio da imagem são analogias visuais para os conceitos de simetria e conservação presentes nas leis fundamentais da física.

O uso da cor verde reforça a ligação com a natureza e com a Amazônia, enquanto também simboliza a busca por conhecimento sustentável e inovador. A cor e o design transmitem uma mensagem de preservação e renovação, alinhada com a responsabilidade de explorar o conhecimento científico sempre contribuindo para o desenvolvimento da região.

Com simplicidade e simetria, a logo serve como uma ponte entre os complexos conceitos da física quântica e a vital necessidade de proteger o meio ambiente, especialmente biomas cruciais como a Amazônia.

Dessa forma, o grupo se coloca na vanguarda da ciência, explorando novas fronteiras do conhecimento enquanto mantém um compromisso com o futuro e o desenvolvimento científico da região Amazônica.